Novo microrreator permite misturar um ou dois fluidos de maneira mais eficiente e barata do que os designs tradicionais.
Microrreator mistura fluidos com ampla faixa de vazão e diferentes viscosidades
Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um microrreator que permite misturar um ou dois fluidos de maneira mais rápida e eficiente do que as tecnologias tradicionais. A invenção é composta por colunas de pratos com um desenho de geometria específica que eleva a interação dos fluidos e, consequentemente, sua mistura, podendo ser aplicada na indústria de processos químicos e de microfluídica.
Os microreatores são dispositivos utilizados para a manipulação e reação de reagentes químicos e que exigem, em sua maioria, altos tempos de residência ou maiores comprimentos dos canais em que ocorre a reação. Para melhorar sua eficiência, são utilizados micromisturadores passivos, que aproveitam a energia entregue no bombeamento e possuem facilidade de fabricação, além de menores custos de produção.
Dessa forma, a presente invenção apresenta um novo design de micromisturador que busca aumentar a superfície de contato dos fluidos e reduzir o caminho de difusão dos reagentes, de forma a aumentar a transferência de massa e elevar a eficiência da mistura do dispositivo.
O novo microrreator pode ser utilizado tanto em micro, quanto em milidispositivos, o que significa que ele pode ser aplicado em uma ampla faixa de vazão e ainda assim manter as características de dispositivos microfluídicos. Ele também é capaz de misturar com elevada eficiência fluidos de viscosidades diferentes, além de sua fabricação ocorrer em apenas uma etapa, sem precisar de várias camadas e por impressão 3D.