Novo motor de controle simultâneo de razão de compressão e cilindrada para veículos multicombustível
A detonação é um fenômeno que depende fortemente do combustível utilizado. O exemplo mais recorrente são os motores que operam com gasolina e etanol. A gasolina apresenta uma maior sensibilidade à detonação, exigindo uma razão de compressão mais baixa, enquanto o etanol apresenta uma sensibilidade menor, e, portanto, suporta maiores razões de compressão. Na prática, adota-se um valor de taxa de compressão intermediário entre as faixas de valores ideais para cada tipo de combustível, sendo que quando operante com o etanol, o motor apresenta uma eficiência mais baixa devido à razão de compressão inferior ao valor ideal, e quando o mesmo opera com gasolina, a ECU (Central da Injeção Eletrônica) atrasa o instante em que a faísca é liberada, evitando a detonação com o custo de uma eficiência mais baixa nessas condições.
A Unicamp desenvolveu um motor a combustão interna dotado de mecanismos de controle simultâneo de razão de compressão e cilindrada. O mecanismo que varia o comprimento total do curso do pistão, faz com que o volume total deslocado seja alterado, variando assim a cilindrada do motor. O mecanismo altera também a altura máxima do pistão, o que altera o volume da câmara de combustão, modificando assim a razão de compressão do mesmo.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO:
Controle simultâneo de razão de compressão e cilindrada
Aplicável em motores multicombustível