Desenvolvidas a partir de matrizes lipídicas estruturais e bioativas como: ceras de abelha, palma e manteigas naturais de karité e cacau.
Desenvolver composições naturais com maior estabilidade para óleos essenciais é o objetivo de diversas linhas de pesquisas. Essas questões envolvem a capacidade de manter a estabilidade de componentes e ainda fazer com que óleos e cápsulas trabalhem em conjunto. Pesquisadores da Unicamp desenvolveram uma nova maneira de realizar esse encapsulamento, utilizando carreadores lipídicos nanoestruturados naturais (NLC), obtidos através de cera de abelha, palma, manteigas de karité e cacau estabilizadas por biossurfactantes naturais.
Essa nova forma traz múltiplos benefícios, ao transformá-los em produtos inteiramente naturais, com capacidade de liberação prolongada e com baixa toxicidade para o organismo. Além disso, as composições feitas a partir de NLC naturais trabalham em sinergia com os óleos, trazendo efeitos anestésicos, bactericidas, antifúngicos e biopesticidas, sem a necessidade da utilização de princípios ativos sintéticos.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO:
– Maior estabilidade no encapsulamento
– Formulações biofuncionais e bioativas estáveis