Gel antimicrobiano para queimaduras
Gel antimicrobiano para tratamento de queimaduras é resultado da parceria entre Unicamp e UEL
Um novo gel contendo nanopartículas de prata e óleo essencial de orégano foi desenvolvido a partir da colaboração entre a Unicamp e a Universidade Estadual de Londrina – UEL com o objetivo de controlar infecções bacterianas ou fúngicas em humanos e animais. A invenção é uma alternativa aos tratamentos de feridas convencionais em pacientes com queimaduras graves que, devido ao estado imunodeprimido, à longa estadia no hospital, às intervenções invasivas e à ausência de barreira na pele, se tornam mais susceptíveis à ação desses organismos.
Embora já existam produtos naturais e sintéticos para uso tópico em pacientes com queimaduras, diversos relatos nas últimas décadas vêm apontando o aumento da resistência bacteriana. A presente invenção, por sua vez, faz uso associado de compostos como carvacrol, timol e nanopartículas de prata que, ao atuarem sinergicamente na ação antimicrobiana, dificultam a seleção de microrganismos resistentes.
Dessa maneira, a formulação é capaz de apresentar atividade frente a microrganismos de grande importância para a medicina, como a Staphylococcus aureus e a Escherichia coli. Vale ressaltar que a tecnologia não interfere no processo de cicatrização e nem gera acúmulo de prata na corrente sanguínea ou em órgãos como fígado, rins, cérebro e testículos. Além disso, sua atuação sinérgica permite uma menor concentração dos compostos utilizados, o que reduz os efeitos adversos do produto.