Invento permite o aumento da capacidade de transmissão de potência ao mesmo tempo em que são minimizados os custos do projeto, a faixa de servidão utilizada e a altura das torres
Com o aumento contínuo da densidade populacional e da demanda por energia, os projetos das linhas de transmissão buscam um objetivo em comum: usar o espaço disponível de maneira eficiente. Várias abordagens para aumentar a potência natural já foram desenvolvidas, contudo, esbarraram em problemas ambientais, estruturais e potenciais. Como uma possível solução efetiva para esse cenário, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um método que aprimora a capacidade de transmissão de linhas aéreas e otimiza o aproveitamento do espaço a ser utilizado.
A invenção utiliza formas não convencionais de torres de transmissão aéreas, com múltiplos circuitos e custos de projeto minimizados. Ela também causa menor impacto ambiental, combinando ganho de eficiência na capacidade de transmissão com a melhoria no aproveitamento da faixa de terra, conseguindo transmitir uma quantidade de potência maior em um espaço reduzido. Por fim, as vantagens técnicas de aplicabilidade trazem linhas com menores alturas e menor campo elétrico, menor corrente de arcos e a redução dos valores de sobretensão.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO:
– Maior transmissão de potência
– Uso de múltiplos circuitos
– Menor impacto ambiental e gastos reduzidos