Sistema de detecção de luz para microscópios de varredura de sonda
Pesquisadores da Unicamp criaram um sistema mais eficiente para detecção da luz emitida pelas amostras de microscópios de varredura por sonda
Os microscópios de varredura por sonda são uma tecnologia bastante eficiente na detecção de topografias e propriedades da superfície de materiais, funcionando como grandes aliados em estudos sobre desenvolvimentos e modificações estruturais. Entretanto, dentro desses equipamentos há pouco espaço para a instalação de detectores de luzes emitidas pelas amostras durante o processo de imageamento, que em muitas situações têm potência luminosa extremamente fraca.
Para resolver esse problema, pesquisadores do Instituto de Física desenvolveram um sistema de detecção de luz para microscópios de varredura de sonda, em particular aqueles que fazem varredura de tunelamento. O invento permite atingir alta eficiência de coleção, cerca de 72% da luz emitida, uma proporção considerada bem alta quando comparada aos sistemas convencionais. Para atingir esse desempenho o sistema utiliza um espelho parabólico fora do eixo e conta com um manipulador de alta precisão que permite um alinhamento perfeito em qualquer amostra. A invenção conta também uma abordagem flexível para a coleção da luz que facilita o alinhamento.
Além disso, o sistema ótico desenvolvido permite a realização de outros tipos de experimentos através da injeção de luz, como fotoluminescência e espectroscopia Raman, tanto convencionais como exaltadas pela ponta.
Vale notar também que a tecnologia mantém a eficiência de coleção de luz em todo o campo de visão do microscópio de tunelamento (cerca de 5×5 micrômetros quadrados) e que o dispositivo pode ser colocado em uma posição de repouso na qual não há interferência nenhuma com o microscópio.