Com a padronização da peça, há possibilidade de seu uso em pontos de conexão para sistemas construtivos tubulares do tipo gaiola.
Utilizados na construção civil, alguns tipos de sistemas construtivos se destacam por suas aplicações sustentáveis e reforçadas, como os Wood Framing (estruturas de madeiras) e os Light Steel Framing (constituídos por aço). Apesar de apresentarem atrativos, como uso de materiais renováveis e maior flexibilidade, trazem também empecilhos, como o peso elevado (no caso da madeira) e a falta de praticidade do aço, que precisa ser personalizado para cada local que for empregado. As conexões que unem elementos dos sistemas também precisam ser observadas, afinal, o tipo de material, formato, dimensão e fabricação afetam diretamente a estabilidade estrutural de construções. Como forma de aprimorar esses sistemas, pesquisadoras da Unicamp desenvolveram um aparato de ligação para sistemas construtivos do tipo gaiola, padronizados e utilizáveis em todos os pontos de conexão.
O possibilita o acoplamento de painéis de vedação vertical, projetados para a fixação de chapas metálicas, aumentando a superfície de contato entre painéis e facilitando a sua fixação. O aparato também possibilita a ancoragem à fundação, e viabiliza a passagem de conduítes para instalações elétricas e tubulações para instalação hidráulica, por ser uma peça oca.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO:
– Aparato padronizado e utilizável em qualquer ponto de conexão
– Acoplamentos de painéis de vedação e fixação de chapas mais resistentes
– Passagem de conduítes e instalações elétricas otimizada.