Encapsulamento de fármacos otimiza a potência de antibióticos contra bactérias multirresistentes
Formulações nanohíbridas para encapsulamento de fármacos
Aumentar a potência de antibióticos contra espécies bacterianas multirresistentes é o objetivo das formulações nanohíbridas lipossomais para o encapsulamento de fármacos desenvolvida em parceria entre a Unicamp e a UFU. Por se tratar de um sistema híbrido, a tecnologia reúne vantagens de diferentes matérias-primas, o que resulta em uma estrutura molecular otimizada para interagir de acordo com a barreira biológica de interesse.
As formulações desenvolvidas são compostas por dois carreadores – os lipossomas (fosfatildicolina) e as matrizes poliméricas (soluções biopoliméricas) – incorporados a antibióticos da classe de fluorquinolonas. Como resultado, foi possível formular um sistema lipossomal com nova estrutura supramolecular capaz de encapsular maior concentração de antibióticos em relação aos lipossomas convencionais.
Entre os principais benefícios da invenção está o tempo de prateleira acima de 180 dias, efeitos gastroprotetor e mucoadesivo e perfil de liberação in vitro do antibiótico por até 11 horas. Outro resultado foi a diminuição da dose terapêutica necessária contra diferentes espécies bacterianas multirresistentes, como Salmonella sp., Pseudomonas aeruginosa, E. coli e Campylobacter sp. Além disso, o estudo in vivo determinou que as formulações não induziram toxicidade nos diferentes parâmetros analisados, o que foi confirmado por análises bioquímicas.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO
Maior capacidade de encapsulamento
Tempo de prateleira acima de 180 dias
Diminuição de doses terapêuticas necessárias
DETALHES
TÍTULO: Encapsulamento de antibióticos
STATUS: DEPOSITADO
CÓDIGO: 1531_NANOHÍBRIDA