Aplicação de nanopartícula de baixa toxicidade e de origem renovável promove uma alta estabilização de emulsões do tipo O/W (Óleo/Água)
A estabilização de emulsões do tipo Pickering é feita por meio de partículas sólidas em vez de surfactantes. Essa característica torna esse tipo de emulsão muito visada, principalmente, por indústrias cosméticas e farmacêuticas que buscam uma alternativa frente aos surfactantes, que podem causar irritação e outros efeitos adversos. Nesse cenário, pesquisadores da Unicamp, em conjunto com outras instituições, desenvolveram um método de produção de celulose nanofibrilada catiônica, que pode ser usada como estabilizadora de emulsões.
A partir dessa nanocelulose, é possível obter emulsões do tipo Pickering com excelente estabilidade coloidal, utilizando nanomateriais renováveis sem ácidos e sem outros estabilizadores, tais quais sais, polímeros ou surfactantes. Essas nanopartículas catiônicas trazem uma abordagem baseada na atração eletrostática entre as partes, favorecendo assim a estabilização.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO:
– Aplicação em indústrias cosméticas e farmacêuticas
– Maior estabilidade de emulsões e menor toxicidade
– Uso de nanomateriais renováveis