Ferramenta que capta a vibração estrutural de misturas de fluidos sem colocar sensores dentro de tubos e dutos
Parceria de desenvolvimento
Elaborado por Unicamp, UNB e Petrobras tecnologia utiliza sensores de aceleração para aferição de características de escoamentos multifásicos presentes em processos industriais
Em diversos ambientes industriais, como refinarias de petróleo, usinas nucleares e fábricas de alimentos, é crucial ter o máximo de controle possível sobre as situações que não são visíveis para pessoas comuns, incluindo a circulação de fluidos em tubos e dutos.
Para melhorar a verificação desses processos, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de Brasília (UNB) e Petrobras desenvolveram uma nova tecnologia que utiliza sensores de aceleração não invasivos para captar a vibração estrutural e monitorar o escoamento multifásico das misturas de fluidos presentes em dutos e tubulações.
A ferramenta inovadora permite a verificação das frações de fases líquida e gasosa que compõem a mistura, fornecendo informações precisas sobre a dinâmica do escoamento dos fluidos. Ao contrário de tecnologias que dependem de sensores elétricos inseridos nas tubulações, que não são recomendados para situações de alta complexidade, como em ambientes com temperaturas elevadas ou em processos que envolvem contato com alimentos, a nova verificação via vibração estrutural é uma alternativa mais segura e eficiente para o acompanhamento dos fenômenos que ocorrem nos tubos e dutos.
O invento brasileiro pode ser utilizado por indústrias diversas como a petrolífera, a alimentícia, a química, a aeroespacial e demais que utilizem dutos e tubos onde escoamentos multifásicos estão presentes.
Aplicações
Método e sistema para medir características de um escoamento multifásico a partir de sinais de vibração estrutural.
Problema Solucionado
O método e o sistema solucionam a quantificação das parcelas de fases líquida e gasosa (fração de fases) que compõem a mistura de um escoamento multifásico (composto por líquido e gás) no interior de dutos ou tubos, de maneira indireta, a partir da análise de medições da vibração estrutural, em decorrência da passagem do referido escoamento pela tubulação, bem como fornecer uma solução que pode ser utilizada em qualquer tipo de tubulação (rígida ou flexível, nesse caso desde que localmente rígida) e em áreas de difícil acesso (como, por exemplo, debaixo d’água). Ademais, é também um objetivo da presente invenção fornecer uma solução simplificada que independe de mecanismos e dispositivos de excitação externa.
Vantagens
Ferramenta que capta a vibração estrutural de misturas de fluidos sem colocar sensores dentro de tubos e dutos
Método mais seguro para aferir características das misturas que envolvem líquidos e gases
Pode ser utilizado em situações diversas em oposição ao monitoramento via sensores elétricos
INVENTORES
Marcelo Souza de Castro
Universidade de Brasília – UNB
Petrobras
Universidade de Brasília – UNB
Faculdade de Eng. Mecânica
Universidade de Brasília – UNB
Centro de Estudos de Petróleo (CEPETRO)
Centro de Estudos de Petróleo (CEPETRO)
Petrobras
Petrobras
Unidade da Unicamp
PARCEIROS
1666_vibracao
Método e sistema para medição de características de um escoamento multifásico
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas