Processo de obtenção de solução polimérica injetável fotoreticulável, solução polimérica injetável fotoreticulável e seus usos
Novo processo promove a combinação de materiais totalmente biodegradáveis e biocompatíveis para obtenção de solução polimérica com potencial aplicação na regeneração de tecido cartilaginoso
A osteoartrite, doença inflamatória que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, costuma ter como principal tratamento o alívio da dor com o uso de remédios anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e corticosteroides. No entanto, além de apenas oferecerem diminuição temporária dos sintomas, seu uso recorrente pode gerar uma série de efeitos colaterais ao paciente, causando danos a órgãos importantes como coração, rins e estômago.
Pensando nisso, pesquisadores do Instituto de Química da Unicamp desenvolveram a partir da combinação de materiais biodegradáveis e biocompatíveis uma solução polimérica injetável, fotoreticulável e capaz de liberar no espaço intra-articular o óxido nítrico (NO), molécula gasosa que, entre outras qualidades, atua no combate à inflamação causada por essa doença.
A solução proposta é constituída por um biopolímero composto por nanopartículas doadoras de óxido nítrico que garantem a liberação controlada de NO após sua formação, com alto potencial de aplicação na regeneração de tecido cartilaginoso. A tecnologia surge para proporcionar um efeito condroprotetor e anti-inflamatório em indivíduos acometidos por osteoartrite, sem causar efeitos colaterais como aqueles causados pela administração usual de antiinflamatórios não esteroidais.