Maior redução da formação de espuma no petróleo durante o processo
Parceria de desenvolvimento
Produtos antiespumantes são essenciais para a indústria petrolífera e são usados em todas as fases da produção, transporte e refino do petróleo e seus derivados. Os antiespumantes são necessários pois a espuma, quando formada, provoca a retenção de ar nos líquidos, o que reduz a eficiência dos processos e pode comprometer a qualidade dos produtos.
Para reduzir a presença da espuma em todas as etapas, a solução mais comum e eficaz é a injeção de aditivos químicos nos reservatórios, dutos e tanques de petróleo. O aditivo mais comumente usado é elaborado à base de polidimetilsiloxano (PDMS), devido ao seu baixo custo e à sua satisfatória eficiência. Contudo, esse aditivo é pouco eficiente na eliminação de espumas em casos de petróleos com diferentes densidades segundo o padrão API (American Petroleum Institute). Além disso, durante o processo de refino do petróleo o PDMS deposita-se na superfície dos catalisadores causando o envenenamento desses dispositivos e comprometendo sua vida útil.
Para alcançar uma solução mais eficiente, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um novo aditivo antiespumante, também elaborado à base de PDMS, mas com a adição de polímeros microparticulados, que alcançou um efeito mais intenso de inibição de espumas de petróleo. O material particulado contribuiu para esse aumento da eficácia, pois ele apresenta propriedades em suas interfaces que otimizam o contato entre as partículas, o óleo e a fase gasosa, otimizando o efeito inibidor da formação de espuma.
Aplicações
A aditivo antiespumante tem potencial de aplicação na indústria petrolífera, podendo ser utilizado em todas as etapas de processamento do petróleo, como na produção, no transporte e no seu refino.
Problema Solucionado
Aditivos antiespumantes à base de PDMS têm eficácia limitada em circunstâncias de petróleos com densidade variada, além de comprometerem os catalisadores usados no refino. Os problemas foram atenuados com o uso de polímeros microparticulados nesse aditivo antiespumante.
Vantagens
Maior redução da formação de espuma no petróleo durante o processo
Menos danos aos catalisadores usados no refino
Potencial aumento da qualidade dos produtos desenvolvidos a partir do refino do petróleo
INVENTORES
Marcelo Souza De Castro
Centro de Estudos de Petróleo (CEPETRO)
Centro de Estudos de Petróleo (CEPETRO)
Faculdade de Eng. Mecânica
1906_antiespumante
Método para obtenção de aditivo antiespumante e aditivo antiespumante assim obtido
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas