Parceria de desenvolvimento
Na área da saúde, um importante desafio global é o combate a patógenos (como vírus, bactérias, fungos etc.) que oferecem uma crescente resistência à ação de antibióticos. A proliferação desses microrganismos super-resistentes faz com que medicamentos usados para tratar doenças infecciosas tornem-se cada vez mais ineficazes, o que causa inúmeras mortes em todo o mundo.
Como tais patógenos são encontrados em diversos tipos de superfícies, como em celulares, teclados, equipamentos, embalagens, produtos alimentícios etc., pesquisadores da Unicamp desenvolveram um processo capaz de produzir revestimentos poliméricos com atividade antimicrobiana, antifungicida e antiviral para combater patógenos resistentes. O revestimento polimérico obtido pode ser aplicado em superfícies e apresenta a vantagem de ser baseado em polímeros biodegradáveis, combatendo com eficácia variados patógenos sem causar prejuízo à ação humana ou ao meio ambiente.
Aplicações
A invenção pode ter aplicações nos campos dos equipamentos de proteção individual, superfícies bioativas (usadas em implantes médicos, engenharia de tecidos, liberação controlada de medicamentos etc.), embalagens de produtos alimentícios, entre outros
Problema Solucionado
O revestimento polimérico elimina microrganismos patógenos resistentes a antibióticos presentes em superfícies
Vantagens
Combate com eficácia patógenos resistentes a antibióticos
Não apresenta efeitos negativos à ação humana e ao meio-ambiente
Reduz a proliferação de patógenos
INVENTORES
Melissa Gurgel Adeodato Vieira
Faculdade de Eng. Química
Faculdade de Eng. Química
Universidade do Porto (Portugal)
Universidade do Porto (Portugal)
1951_FOTOIRRADIADO
Processo para a obtenção de recobrimento polimérico de combate a patógenos resistentes, recobrimento polimérico e uso
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas