Parceria de desenvolvimento
Com o uso da impressão 3D (manufatura aditiva), é possível variar as propriedades mecânicas de uma peça ao longo de sua geometria. É possível, por exemplo, combinar diferentes materiais, com composições químicas distintas. No entanto, essa prática enfrenta diversas limitações, como menor resistência mecânica na interface dos materiais distintos, redução da resistência à corrosão pela formação de pares galvânicos, maior complexidade do processo de produção e a dificuldade no reuso e reciclagem do material de fabricação.
Para contornar esses obstáculos, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um método para a fabricação de peças metálicas, aplicável em impressoras 3D, usando uma liga de titânio especial. A novidade está na forma como as propriedades mecânicas, como rigidez e resistência, podem ser ajustadas, sem que seja preciso mudar a composição química dos materiais ou alterar as suas combinações (como é feito nos métodos tradicionais).
Para isso, a técnica baseia-se no uso de feixes de energia durante a impressão 3D para controlar o calor aplicado no processo. Com essa variação da quantidade de calor, é possível modificar as propriedades mecânicas do material, como a resistência, em diferentes partes da peça, usando apenas uma liga de titânio. Dessa maneira, a peça pode apresentar rigidez em algumas áreas e flexibilidade em outras, conforme a necessidade, sem requerer o emprego de materiais diferentes.
Aplicações
O método pode ser aplicado na fabricação de materiais com propriedades distintas em impressoras 3D.
Problema Solucionado
O método supera problemas comuns no campo da impressão 3D para a fabricação de materiais com propriedades variadas, como a complexidade do processo, o risco de corrosão, a baixa precisão e o controle limitado do produto acabado.
Vantagens
Processo produtivo mais simples
Maior precisão e controle das propriedades mecânicas
Mais versatilidade com apenas um tipo de material
INVENTORES
Éder Sócrates Najar Lopes
Faculdade de Eng. Mecânica
Faculdade de Eng. Mecânica
Faculdade de Eng. Mecânica
Faculdade de Eng. Mecânica
Faculdade de Eng. Mecânica
2002_METAESTAVEL
Método de controle de propriedades mecânicas em peças metálicas produzidas por manufatura aditiva de liga de titânio
DEPOSITADA
Sugestões de Tecnologias Relacionadas