Redução do impacto ambiental com o aproveitamento de um resíduo da indústria cervejeira
Parceria de desenvolvimento
Pesquisadores da Unicamp desenvolveram uma tecnologia para o aproveitamento do bagaço de malte (ou BSG, da sigla em inglês para Brewer’s Spent Grain), um resíduo gerado em grandes volumes pela indústria cervejeira, no processo de fabricação de alimentos análogos de carne à base de plantas. O BSG, um subproduto rico em proteínas e carboidratos complexos, geralmente é destinado à alimentação animal ou descartado, ou seja, é desperdiçada uma valiosa fonte de nutrientes, com seus consequentes danos ambientais.
Na tecnologia proposta, o bagaço de malte é incorporado ao processo de fabricação de alimentos plant-based, no qual o resíduo é usado como ingrediente funcional. Nesse processo, o BSG tem a vantagem de melhorar a textura e a qualidade nutricional dos produtos, promovendo uma estrutura fibrosa similar à da carne, sem a necessidade de corantes artificiais.
Dessa forma, a invenção favorece um melhor aproveitamento do bagaço de malte descartado pela indústria e proporciona uma solução sustentável na produção de alimentos. Além disso, ela também permite a oferta de um produto análogo de carne à base de plantas com características sensoriais aprimoradas, contribuindo assim para atender à crescente demanda por alimentos alternativos à carne.
Aplicações
A tecnologia pode ser aplicada na produção de alimentos análogos de carne à base de plantas, ricos em fibras, proteínas e carboidratos e com características sensoriais aprimoradas.
Problema Solucionado
A tecnologia propõe um melhor aproveitamento do bagaço de malte, um resíduo descartado em grandes volumes pela indústria cervejeira, com seus consequentes danos ambientais.
Vantagens
Redução do impacto ambiental com o aproveitamento de um resíduo da indústria cervejeira
Produção de produtos análogos de carne com propriedades nutritivas e sensoriais aprimoradas
Possibilidade de produção de um produto à base de proteínas para atender à demanda por alternativos a carne
INVENTORES
Ana Carla Kawazoe Sato
Faculdade de Eng. de Alimentos
Universidade de Manitoba (Canadá)
2025_BSG
Método de fabricação de análogos de carne compreendendo resíduos de cervejaria e análogos de carne compreendendo resíduos de cervejaria
DEPOSITADA
ODS - ONU 2030
Sugestões de Tecnologias Relacionadas