O método é escalável e aplicável a circuitos quânticos com qualquer número de qubits
Parceria de desenvolvimento
Na computação quântica, um dos principais desafios é decompor com precisão operações complexas (chamadas de transformações unitárias) em operações mais simples que possam ser executadas por um computador quântico real. Isso se torna ainda mais difícil à medida que cresce o número de qubits (as menores unidades de informação quântica). Os métodos atuais enfrentam limitações, como a necessidade de cálculos numéricos complexos e erros que se acumulam ao longo do processo.
Para superar essas limitações, um grupo de pesquisadores da Unicamp propôs um novo método de decomposição de sequências de operações em qubits, que elimina a necessidade de cálculos complexos, como logaritmos de matrizes, e substitui aproximações numéricas por manipulações simbólicas mais estáveis.
O novo método reduz significativamente a propagação de erros, pois concentra imprecisões em partes específicas do circuito (as chamadas componentes de Cartan), que não passam por novas transformações. Além disso, o método é mais estável, escalável para circuitos com muitos qubits e lida melhor com correções de fase — uma limitação dos métodos anteriores – o que permite um melhor desempenho na computação quântica.
Aplicações
O invento pode ser aplicado no desenvolvimento de softwares de otimização e simulação para computadores quânticos de médio e grande porte.
Problema Solucionado
O novo método soluciona o problema das decomposições ineficientes e imprecisas de operações quânticas complexas em circuitos com muitos qubits.
Vantagens
O método é escalável e aplicável a circuitos quânticos com qualquer número de qubits
Evita cálculos complexos como logaritmos de matrizes e séries infinitas
Reduz drasticamente a propagação de erros ao concentrá-los em componentes fixas
INVENTORES
Henrique Nogueira De Sá Earp
Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
2030_CIRCUITOS
Método de decomposição de circuitos quânticos
DEPOSITADA