Lesões em tendões apresentam incidência elevada e os reparos bem sucedidos ainda são um desafio para a ortopedia. Os tendões com maior frequência de ruptura são o calcanear (conhecido como tendão de Aquiles, no calcanhar), os tendões flexores e extensores da mão (região dos punhos e das mãos) e os tendões do manguito rotador (região dos ombros). Seu processo de cicatrização é lento e complexo, pois a recomposição e a reorganização estrutural dos tendões não são simples.
Para tornar mais eficazes os tratamentos dessas lesões, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um composto para a cicatrização de lesões em tendões elaborado à base de extrato de Aloe Vera. A Aloe Vera é uma planta suculenta rica em propriedades comprovadamente benéficas ao nosso organismo, como na composição e organização celular de tecidos lesionados.
O composto desenvolvido favorece uma rápida cicatrização de tendões promovendo uma melhor reorganização das fibras de colágeno e o aumento da concentração de colágeno total, entre outras ações, incluindo também um efeito anti-inflamatório.