Método de obtenção de filme nanocompósito com propriedades mecânicas, alta densidade, porosidade, transparência, biodegrabilidade e atoxicidade
Com o crescimento da consciência dos problemas ambientais cada vez mais busca-se substituir plásticos resistentes à degradação por ”materiais verdes”, derivados de recursos naturais que possam funcionar como polímeros convencionais durante o armazenamento e uso, mas que posteriormente não sejam tóxicos nem poluentes quando expostos ao ambiente. São os chamados biopolímeros. A nanotecnologia vem sendo empregada no desenvolvimento de tais biopolímeros, como no método aqui apresentado, pois permite a interferência e melhoraria de diversas características desejadas.
O filme nanocompósito obtido apresenta propriedades físico-químicas simultâneas como atoxicidade, biodegradabilidade, transparência, resistência mecânica e distribuição homogênea, atendendo de maneira sustentável a aplicação em embalagens alimentícias, farmacêuticas, cosméticas, assim como o uso em produtos de higiene, brinquedos e sacos plásticos entre outros.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO:
Biopolímero atóxico, biodegradável, transparente, homogêneo e resistente
Método simples, reprodutível e de baixo custo energético
Aplicação em embalagens alimentícias, farmacêuticas e cosméticas, entre outros
Uso em carreadores de drogas, bioimagens e engenharia de tecidos, entre outros