SITGD
Software permite que profissionais de saúde acompanhem exames e procedimentos médicos à distância e em tempo real
Um novo programa de computador desenvolvido por pesquisadores da Unicamp e da Unioeste visa auxiliar profissionais no acompanhamento de procedimentos médicos à distância. A aplicação permite transmitir e gerenciar de forma segura informações relativas a procedimentos, pacientes e profissionais, sendo destinada tanto a hospitais, clínicas e instituições públicas e privadas de saúde e educação, quanto a instituições que tenham a necessidade de transmitir e acompanhar em tempo real os fluxos de vídeo e áudio gerados por equipamentos.
Com a tecnologia, é possível capturar, armazenar, transmitir e acompanhar remotamente exames e procedimentos médicos como endoscopias de modo integrado, via internet, no momento em que eles estão sendo realizados. Para tanto, é necessário apenas o uso de um computador desktop ou laptop convencional, sendo que a maior parte das funcionalidades também pode ser acessada por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Como as imagens visualizadas à distância são as mesmas vistas pelo emissor, o software pode ser utilizado para a discussão entre especialistas, realização de diagnósticos ou para fins educacionais. Ainda, ele permite que as interações ocorram antes durante ou depois dos procedimentos, por meio de áudio ou chat, e oferece um gerenciamento centralizado de dados médicos, que podem ser recuperados pelos usuários, facilitando a elaboração de laudos. Dessa forma, ele tem potencial para melhorar atendimentos de saúde em países de extensões continentais como é o caso do Brasil.
O sistema também disponibiliza funcionalidades como gerenciamento de fluxo de áudio, vídeo e captura de imagens; configuração da qualidade do vídeo; agendamento, modificação e consulta a exames; criação e edição de laudos; envio, distribuição e armazenamento das mensagens de chat; autenticação de usuários e cadastro e gerenciamento de profissionais e pacientes. Ao mesmo tempo, ele garante a confidencialidade e segurança e ainda dispensa a instalação e a atualização do sistema em máquinas clientes.