Programa simula processo de síntese contínua de biodiesel
Novo solver para a plataforma OpenFOAM permite a simulação mais adequada de escoamentos multifásicos
Simular um processo de síntese contínua de biodiesel em canais é o objetivo do solver BiodieselFOAM, criado por pesquisadores da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp para a plataforma de fluidodinâmica computacional OpenFOAM. A ferramenta foi desenvolvida para a simulação de escoamentos multifásicos e se adequa melhor à condição física de síntese de biodiesel quando comparada aos softwares até então disponíveis, que não consideram esta hipótese.
O novo programa deve ser utilizado da mesma maneira que os demais solvers disponíveis no OpenFOAM e traz, entre suas principais vantagens, a possibilidade de otimização e a eliminação de múltiplos testes em laboratórios. Além disso, ele considera a variação da viscosidade à medida em que a reação acontece ao longo dos canais; expressa a variação da difusividade de componentes com a viscosidade e com a reação; e expressa como resultados as frações molares dos componentes e a conversão da reação ao longo de todo o reator.
Outra característica do BiodieselFOAM é que ele pode ser aplicado tanto no dimensionamento de novos reatores, quanto para a compreensão da dinâmica do processo em reatores já existentes e, embora tenha sido desenvolvido no contexto de micro reatores, pode ser aplicado a qualquer reator de operação contínua.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO
Simula escoamentos multifásicos
Elimina múltiplos testes em laboratórios
Aplicado a reatores já existentes ou no dimensionamento de novos
DETALHES
TÍTULO: Simulação de escoamentos multifásicos
STATUS: INFORMAÇÃO NÃO DISPONÍVEL
CÓDIGO: PC179_BIODIESELFOAM