Sistema autônomo de processos químicos, físicos e biológicos em dispositivos de fluxo
Novo sistema autônomo realiza ensaios experimentais de medição de vazão em dispositivos de fluxo
Controlar um sistema de medição de vazão. Esse é o objetivo do Sistema autônomo de processos químicos, físicos e biológicos em dispositivos de fluxo, criado por pesquisadores da Unicamp. O programa, que tem uma interface simples, é capaz de realizar ensaios experimentais em dispositivos de fluxo de forma totalmente automatizada e pode ser aplicado a qualquer operação de medição de vazão de fluidos realizada por pesquisadores, engenheiros, químicos, físicos e biólogos.
A invenção foi desenvolvida para atender à necessidade de medir adequadamente o coeficiente de não-uniformidade de fluxo em uma microplanta química, visto que quanto mais saídas existem em uma unidade de escalonamento, maior é a dificuldade em calcular suas vazões. Como existem poucas ferramentas no mercado nacional que visam essa aplicação, ela tem potencial para atender diversas empresas e laboratórios que vendam insumos e equipamentos para universidades na área de química.
Para utilizá-lo, basta um computador simples com sistema operacional Windows. O usuário deve especificar as condições dos experimentos com base em 24 possíveis combinações (ciclos) de variáveis como temperatura e vazão, sendo possível também indicar por quanto tempo o sistema deve ficar em um ciclo antes de ir para o próximo. Em seguida, ele deve iniciar o programa, que controla um sistema robotizado composto por duas bombas, um dispositivo com duas entradas e uma saída
O software desenvolvido é capaz de controlar tanto as temperaturas dos reservatórios onde estão os fluidos que serão bombeados para as entradas dos dispositivos, quanto a temperatura do reator e as vazões das bombas. Além disso, o usuário também pode visualizar todo o processo pela aba de monitoramento e tem a opção de exportar os resultados obtidos para uma planilha eletrônica.