Sistema de geração de testes diagnósticos baseados em espectrometria de massas e aprendizado de máquina
Sistema unificado permite gerar testes diagnósticos baseados em espectrometria de massas e aprendizado de máquina para diferentes condições de interesse
Um sistema de geração de testes diagnósticos baseados em dados de espectrometria de massas foi desenvolvido na Unicamp para análise de acordo com o modelo de aprendizado de máquina. Trata-se de um sistema unificado produzido para implementar todas as etapas computacionais de um método criado anteriormente para identificação de possíveis biomarcadores em espectrometria de massas de larga faixa espectral na metabólica sem alvo definido.
O programa se aplica a qualquer problema em que os dados sejam espectros de massa de amostras rotuladas e que tenham o objetivo de determinar sinais correlacionados com uma condição específica presente ou não nos rótulos. Além disso, ele também pode ser aplicado a outros dados vetoriais, desde que sigam a convenção de entrada, nomenclatura e rotulação definida pelo programa para identificação de variáveis importantes correlacionadas à condição analisada.
Devido a isso, ele pode ser empregado tanto em análises clínicas, ambientais e bromatológicas, quanto em indústrias das áreas cosmética, farmacêutica ou química. Ademais, é possível configurá-lo para detecção de diferentes condições de interesse, como determinação de doenças a partir de fluidos corpóreos, geração de testes de qualidade para materiais e produtos bioquímicos, identificação de poluentes ou na análise de contaminações.
Para tanto, o sistema é composto por dois conjuntos de softwares. O primeiro é utilizado no ambiente de pesquisa para gerar o modelo matemático de análise de uma determinada condição extraída das informações contidas em espectros de massas, enquanto o segundo analisa os espectros de massas de amostras desconhecidas a serem classificadas / diagnosticadas por meio do modelo matemático gerado pelo primeiro software.
O sistema ainda conta com um espectrômetro de massa para entrada de amostras que não exige alta resolução e sua forma unificada de atuação permite a multiplexação de diagnósticos. Isso significa que uma amostra coletada e seus espectros podem ser utilizados em diferentes análises, bastando apenas a anotação correta por parte dos especialistas das condições de interesse a serem analisadas durante a etapa de treinamento do método.