Identificação Dentária
Software de comparação da biometria dentária apresenta uma alternativa aos métodos convencionais de identificação pessoal
Pré-processar imagens de alta resolução de dentes iluminados lateralmente e identificar se duas ou mais fotografias pertencem ao mesmo dente. Este é o objetivo de um software para identificação pessoal por meio da microestrutura do esmalte dental, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba.
A tecnologia funciona por meio da biometria e pode ser empregada por seguradoras, criminalística ou em áreas em que trabalhadores estão expostos a riscos de acidentes. Ela se apresenta como uma alternativa em momentos em que meios convencionais de identificação são escassos, uma vez que dentes humanos são capazes de resistir a diversos fatores agressivos, mantendo suas características por longo tempo.
Para tanto, o uso do programa ocorre em duas etapas. Na primeira, de pré-processamento, ocorre o melhoramento digital da imagem, a segmentação manual para seleção da região de interesse e a filtração da imagem segmentada. Já a segunda etapa é quando ocorre a identificação, com a comparação das imagens, que recebem uma pontuação de acordo com a probabilidade de pertencerem ao mesmo dente.
De acordo com resultados experimentais, pontuações acima de 10 já podem ser consideradas como uma identificação positiva, embora um valor menor do que este não signifique que sejam dentes diferentes. Para minimizar a possibilidade de haver um resultado falso negativo, indica-se que as fotografias devem priorizar a iluminação do mesmo lado.