Evolução de feridas em recém-nascidos
Software desenvolvido na Unicamp facilita o acompanhamento da evolução de feridas em pacientes neonatais
Um sistema simples e responsivo para acompanhamento da evolução de feridas em pacientes neonatais foi desenvolvido na Unicamp por pesquisadores das Faculdades de Ciências Médicas e de Enfermagem. O software é destinado a profissionais de saúde, que devem fazer a inserção das informações após a coleta de dados, e demanda apenas um navegador web e acesso à internet, sem que seja necessário instalar um software específico.
A vantagem do programa está relacionada à maior facilidade para acompanhar os medicamentos e produtos utilizados no tratamento dos recém-nascidos, o que até então era feito de maneira impressa. Além disso, espera-se que futuramente seja possível gerar uma inteligência artificial capaz de sugerir as melhores terapias com base nos dados inseridos, melhorando o suporte técnico às instituições que tenham serviço de neonatalogia.
A invenção funciona por meio de três módulos, que incluem o cadastro de usuários, o cadastro dos pacientes e o registro de atendimento, o qual armazena as informações coletadas em um banco de dados instalado em um servidor web. Ressalta-se ainda que, por ser responsiva, ela é adaptável a diferentes tecnologias computacionais, como smartphones, tablets e computadores, bem como está habilitada para ser usada nos ambientes Windows, Mac, Linux e Android.