Unicamp e Unioeste desenvolvem sistema de telemedicina para registro e acompanhamento de procedimentos médicos à distância
Tecnologia visa facilitar atividades como telementoria, discussão de casos, elaboração de laudos, diagnóstico e capacitação de profissionais localizados remotamente.
Uma parceria entre a Unicamp e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) resultou em um sistema que permite o registro e acompanhamento à distância de qualquer procedimento médico envolvendo vídeos e imagens, como endoscopias e cirurgias laparoscópicas. O SMMAR-T Mentor visa promover a cooperação entre profissionais situados remotamente, facilitando atividades de telementoria, discussão de casos, elaboração de laudos e diagnóstico e capacitação para procedimentos médicos.
Entre as principais vantagens da tecnologia está a quantidade de usuários suportados, uma vez que é possível conectar múltiplos profissionais em tempo real. Além disso, ela conta com uma ferramenta de telestration, que permite realizar anotações e marcações visuais diretamente nas imagens e vídeos capturados, estejam eles em andamento ou pausados. Dessa forma, um especialista à distância consegue instruir profissionais em treinamento na execução de determinados procedimentos ou dar mais clareza às orientações e conteúdos compartilhados oralmente.
Outra característica do SMMAR-T Mentor é o armazenamento automático, centralizado e estruturado de todo o conteúdo compartilhado durante o procedimento, bem como o gerenciamento dos dados relativos aos pacientes, profissionais e exames, que permanecem associados entre si para que possam ser recuperados. Adicionalmente, também é possível realizar a navegação pelo vídeo na própria interface de acompanhamento do exame em tempo real, facilitando a consulta e revisão do procedimento pelos profissionais envolvidos.
O SMMAR-T Mentor pode ser empregado por hospitais, clínicas, instituições de ensino e profissionais das mais diversas especialidades da área de saúde, como gastroenterologia, urologia, neurologia, radiologia e oftalmologia. No entanto, embora tenha sido concebido para o ambiente médico, sua aplicação pode ser estendida a outras áreas que exijam a interação remota por áudio, vídeo, imagens e texto, mantendo a segurança e privacidade das informações compartilhadas, visto que a operação ocorre em nuvem, com melhor controle de acesso.
Vale ressaltar ainda que o software tem como requisito essencial a compatibilidade com diferentes tipos de dispositivos, o que permite que as suas funcionalidades sejam acessíveis tanto em computadores pessoais quanto dispositivos móveis, bastando apenas utilizar um navegador de internet. Tal característica, aliada à capacidade de comunicação sem fio dos dispositivos modernos, confere mobilidade aos usuários do sistema, ampliando os seus benefícios e suas possibilidades de utilização.