Software viabiliza a aplicação de teste de processamento espacial com sentenças de ruído
Ferramenta apresenta a performance auditiva do paciente comparada com os níveis de normalidade estipulados pelo operador.
Viabilizar a aplicação do Teste de Processamento Espacial com Sentenças do Ruído é o objetivo do Programa de Computador ProSER, criado na Unicamp por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. O software é uma ferramenta destinada à avaliação do processamento espacial, uma das habilidades envolvidas no processamento auditivo, e visa também avaliar o efeito do treinamento auditivo envolvendo processamento espacial e o desenvolvimento de pesquisas na área.
Voltado a fonoaudiólogos, médicos, pesquisadores e clínicos, o ProSER apresenta a performance auditiva comparada com os níveis de normalidade estipulados previamente. Dessa forma, ele pode ser empregado por pessoas físicas, instituições públicas e privadas ou empresas de produtos fonoaudiológicos, como equipamentos e próteses auditivas. Além disso, também pode ser adquirido por empresas que comercializam softwares e sistemas online para triagem ou treinamento auditivo
Para sua utilização, é necessário que o operador insira as informações pessoais do paciente. Com isso, para cada uma das quatro condições do teste, o programa conecta com a placa de som e reproduz de forma síncrona duas histórias infantis e uma sequência de frases. Ao longo do teste, o operador deve inserir o número de palavras corretas repetidas pelo paciente para que o software calcule o nível sonoro da frase seguinte e apresente uma sequência de frases até que se atinja o critério de parada.
O ProSER é uma ferramenta inovadora e, até o momento do registro do software, não há alternativa similar disponível no mercado, e que salva todos os dados coletados durante o teste para recuperação futura. Vale ressaltar que ele apresenta os arquivos de áudio por meio da placa de som do equipamento. Portanto, além do computador, para sua utilização é necessário haver disponível uma interface de áudio com um audiômetro conectado a ela, garantindo assim que os sons sejam reproduzidos com o nível de pressão sonora adequado.