As comunidades surdas brasileiras enfrentam diversos desafios ao se integrarem em escolas regulares, que geralmente não levam em conta suas particularidades linguísticas e culturais.
A falta da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo escolar, a escassez de professores capacitados em educação inclusiva e de intérpretes de Libras, resulta em grandes dificuldades no aprendizado de conceitos e significados em português escrito.
Para mitigar essa realidade e fomentar a inclusão dessas comunidades, pesquisadores do Instituto de Estudo da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL-Unicamp) desenvolveram o “Palavreando”, um aplicativo/plataforma colaborativo que permite que usuários construam sentidos para palavras por meio de texto escrito, imagem e vídeo.
O objetivo do Palavreando é reduzir o abismo educacional e promover o acesso democrático ao conhecimento por parte das comunidades surdas, por meio da construção colaborativa e negociação de sentidos entre os usuários, usando diferentes modalidades de expressão, incluindo o registro de sinais em Libras, contribuindo assim para a disseminação da língua.
Ao trabalhar com imagens, vídeos e sinais, o Palavreando surge como uma alternativa aos dicionários, glossários e outras plataformas destinadas à comunidade surda, que geralmente oferecem apenas a tradução entre Libras e Português, sem fornecer significados para as palavras, o que obriga os surdos a procurar na internet por significados, uma área onde a Língua Brasileira de Sinais ainda têm pouca presença.