Aplicativo para celular faz a contagem automática de colônias de bactérias a partir de fotos feitas pela câmera do aparelho
Identificar colônias de bactérias é uma informação necessária em pesquisas nas áreas biotecnológica, biológica, médica, veterinária, agronômica, farmacêutica e alimentícia. Em geral esse processo é feito manualmente, pela contagem dos microrganismos presentes em placas de Petri, determinando-se assim o tamanho de uma população de bactérias. Um trabalho considerado tedioso e, muitas vezes, impreciso.
Para dar mais precisão e agilidade a esse método, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um aplicativo para celulares ou tablets capaz de contar automaticamente as colônias de bactérias dispostas sobre placas de Petri a partir de imagens capturadas pela câmera do dispositivo.
O processamento das imagens é feito por um código computacional, que fornece assim a contagem do número de colônias bacterianas. Estas podem ser de tamanho grande, médio e pequeno. O aplicativo é indicado para a contagem de colônias de bactérias gram-positivas e gram-negativas de forma circular, irregular, filamentosa e puntiforme. 50 tipos de colônias de bactérias podem ser identificados pelo aplicativo.
Problema Solucionado
O aplicativo dispensa a prática comum de contagem manual de colônias de bactérias em laboratório, um método impreciso e desgastante.
Aplicações
A contagem de colônias de bactérias é necessária em pesquisas nas áreas biotecnológica, biológica, médica, veterinária, agronômica, farmacêutica e alimentícia.