Parceria de desenvolvimento
A dor crônica é um desafio na área da saúde, já que seu processo ocorre justamente quando a dor tem uma duração prolongada, por mais de três meses. Dados da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor apontam que pelo menos 37% da população brasileira relata sentir dores crônicas. Além disso, este tipo de dor comumente afeta pacientes com hemofilia (doença hemorrágica hereditária, na qual o sangue não coagula corretamente): aproximadamente 35% a 50% de pessoas nesta condição relatam viver com dor muscoesquelética crônica.
Diante desses desafios, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um programa de computador que disponibiliza protocolo de exercícios para dor crônica, também recomendado para pacientes com hemofilia. A tecnologia traz exercícios terapêuticos práticos e seguros, tendo em vida os diferentes graus de dor e artropatia.
Além dos exercícios, a invenção contempla conteúdos educativos que ensinam conceitos relacionados à dor, trazendo compreensão e fatores que podem influenciá-la. Também traz materiais com estratégias de enfrentamento da dor, reduzindo seu impacto e promovendo mudanças para um estilo de vida mais ativo e saudável.
Aplicações
O software pode ser utilizado por meio de sistema Android ou iOS, por qualquer usuário que tenha dor crônica. Também é recomendado para pacientes com hemofilia.
Problema Solucionado
O software resolve três principais problemas: acessibilidade, já que é um aplicativo de atividades físicas remoto; orientação confiável na busca por um estilo de vida mais saudável e ativo; e empoderamento do auto manejo da dor.
Vantagens
Acesso gratuito e facilitado, por sistema Android ou iOS
Material dinâmico, com conteúdo ilustrado por meio de vídeos, filmes e desenhos
Exercícios sugeridos contemplam adaptações, levando em consideração certas dificuldades na execução
INVENTORES
Margareth Castro Ozelo
Faculdade de Ciências Médicas
Universidade São Francisco
PC282_HOMEFIT
Projeto HOMEFIT
DEPOSITADA