Nomograma com Lógica Fuzzy para o Câncer de Próstata (NFPC)
Sistema baseado em regras Fuzzy calcula o estadiamento do Câncer de Próstata considerando as características da população brasileira
Calcular a probabilidade de estadiamento patológico do câncer de próstata é o objetivo do Nomograma com Lógica Fuzzy para o Câncer de Próstata (NFPC), um software criado por pesquisadores da Unicamp para auxiliar especialistas no processo de tomada de decisão. A ferramenta, destinada ao mercado de uro-oncologia, representa uma alternativa às demais tecnologias de cálculo de estadiamento que, por serem estrangeiras, não consideram as características da população brasileira.
O modelo matemático do NFPC consiste em um sistema baseado em regras Fuzzy. Essa adoção ocorreu devido à capacidade da lógica Fuzzy em lidar com as incertezas presentes nas informações disponíveis aos especialistas, sendo também um modelo abrangente, que permite ao médico avaliar, em uma escala contínua, as variáveis envolvidas. Dessa forma, ao contrário do que ocorre nos nomogramas tradicionais, é possível haver uma transição gradual entre cada estado.
O NFPC combina os dados pré-cirúrgicos como estádio clínico, nível de PSA e Grau de Gleason para fornecer as probabilidades do paciente se enquadrar em estádios de extensão do tumor caracterizados como localizado, localmente avançado e metastático. O programa está disponível na plataforma nfcp.ime.unicamp.br e para utilizá-lo, basta ter acesso a um servidor com Open JDK, Tomcat e MySQL.