No campo da geriatria, a avaliação regular do controle postural é vital para que os idosos conservem a sua habilidade de movimentar-se de forma independente e autônoma para realizar suas atividades. A detecção precoce de perdas de controle postural é muito importante para indicar riscos de dependência no futuro, além de estabelecer níveis de fragilidade da pessoa e indicar eventuais intervenções para preservar ou aumentar sua capacidade funcional.
Para realizar esse controle postural de forma precisa, pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp desenvolveram um equipamento capaz de predizer a perda do controle postural e funcional, apto a ser usado de forma rotineira nas práticas clínicas.
O sistema é constituído de uma cadeira com ajuste de altura e braços reguláveis, uma unidade coletora de dados e uma interface com o usuário. O dispositivo é capaz de medir e analisar o controle postural dinâmico através da pressão exercida sobre placas com sensores colocados sobre os braços de uma cadeira padrão.
Os dados obtidos dos sensores são transmitidos para o processador e apresentados ao usuário, que pode visualizá-los em uma tela ou de forma impressa. O processador também armazena os dados coletados, permitindo a comparação com outros dados já arquivados ou com estudos prévios do indivíduo. Dessa forma, o equipamento fornece informações sobre o uso dos braços ao executar o movimento de levantar-se e sentar-se, permitindo fazer com precisão um acompanhamento regular do controle postural de qualquer pessoa.