Maior eficácia no tratamento clínico da Febre Púrpura Brasileira
Parceria de desenvolvimento
A linhagem da bactéria Haemophilus aegyptius 254 (Hae254) é causadora da Febre Púrpura Brasileira (FPB), doença caracterizada por afetar apenas crianças na quase totalidade dos casos. A FPB provoca febre alta e dores no corpo, que podem evoluir para hemorragias. Sua taxa de mortalidade média é elevada, chegando a 40%.
Para reduzir esse índice, pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCM) e do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp desenvolveram uma vacina para a FPB que apresentou elevada eficácia nos ensaios realizados.
A vacina tem potencial de reduzir o número de óbitos causados pela FPB, mesmo ela sendo considerada uma doença rara. Um problema adicional é o fato do quadro clínico da FPB se assemelhar ao da meningite, o que leva a muitos diagnósticos equivocados e, consequentemente, a tratamentos clínicos ineficazes. A vacina pode também contribuir para tratamentos mais eficazes nos casos em que essa semelhança seja levada em conta.
Aplicações
A vacina pode ser aplicada no tratamento clínico da Febre Púrpura Brasileira, além de eventuais casos de meningite com diagnóstico equivocado.
Problema Solucionado
A Febre Púrpura Brasileira é uma doença pediátrica com taxa de mortalidade média elevada, que chega a 40% dos casos.
Vantagens
Maior eficácia no tratamento clínico da Febre Púrpura Brasileira
A vacina pode ser eventualmente aplicada em casos de meningite confundidos com a FPB
Redução da taxa de mortalidade nos casos dessa doença
INVENTORES
Marcelo Lancellotti
Instituto de Biologia
Instituto de Biologia
Instituto de Biologia
1123_febre-purpura
Vacina para Haemophilus aegyptius e uso
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas