Parceria de desenvolvimento
Os medicamentos fitoterápicos, ou seja, aqueles preparados a partir de uma ou mais plantas, têm sido cada vez mais procurados em virtude das ricas propriedades que elas podem proporcionar ao organismo humano. E no sentido de explorar essas propriedades, pesquisadores do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp desenvolveram um composto à base de extratos vegetais de plantas nativas do Brasil que apresentam elevada capacidade de hidratação da pele e combate a agentes nocivos.
O resultado é um composto com elevada capacidade de hidratação da pele, sensação refrescante e alta absorção das substâncias ativas, com comprovada eficiência no tratamento de infecções cutâneas. Além disso, ele favorece a ação antibacteriana, antifúngica e regeneradora celular nos locais de aplicação na pele, sem apresentar toxicidade.
Aplicações
O invento pode ser aplicado com eficácia na pele humana em ações medicinais e para favorecer a sua hidratação, contribuindo para mantê-la saudável.
Problema Solucionado
A aplicação de compostos na pele humana requer uma boa capacidade de absorção, porém sem alcançar as camadas mais profundas da hipoderme ou derme, para que os compostos atuem de forma benéfica. As nanopartículas de sílica mesoporosa usadas no invento revelaram-se eficazes nessas funções.
Vantagens
Promove uma rápida hidratação da pele, com alta absorção
Pode ser usada no tratamento de infecções cutâneas e na regeneração celular
Favorece a absorção de compostos ativos naturais saudáveis à pele e livre de tóxicos
INVENTORES
Marcelo Lancellotti
Instituto de Biologia
Instituto de Biologia
559_hidratante
Composição à base de extratos vegetais e nanopartículas de sílica de alta absorção, sua formulação e uso
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas