Parceria de desenvolvimento
O câncer é uma doença complexa e multifatorial, com alta incidência e grande relevância global. Constantemente, busca-se desenvolver tratamentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais, visando melhorar a qualidade de vida e a sobrevida geral dos pacientes.
Diante desta realidade, pesquisadoras da Unicamp desenvolveram uma estratégia inovadora para terapia contra o câncer, a partir de veneno de aranha. A inovação combina fármacos com diferentes mecanismos de ação, promovendo tratamento de câncer por múltiplas frentes.
Os testes realizados mostram que o protocolo retarda significativamente a progressão do tumor e pode ser aplicado no tratamento de tumores sólidos, incluindo o câncer de mama. Além disso, o tratamento reduziu os efeitos colaterais em comparação com as terapias convencionais.
Aplicações
Pode ser utilizada no tratamento de tumores sólidos, incluindo o câncer de mama, com grande potencial para aplicação clínica.
Problema Solucionado
A associação de fármacos com diferentes mecanismos demonstra ser eficaz e reduz os efeitos colaterais das terapias clássicas de combate ao câncer.
Vantagens
Inovação obtida a partir de fontes naturais
Associação de fármacos com diferentes mecanismos para tratamento de câncer por múltiplas frentes
Redução de efeitos colaterais em comparação com as terapias convencionais
INVENTORES
Catarina Raposo Dias Carneiro
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
1933_IMUNOATIVADORA
Combinação de peptídeo de veneno de aranha e quimioterápicos, composição compreendendo peptídeo de veneno de aranha, usos relacionados e kit
DEPOSITADA
Sugestões de Tecnologias Relacionadas