Dispositivo modular e portátil para medição de ângulo de contato
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO
Autonomia laboratorial aos pesquisadores
Construída de forma simples e intuitiva
Pode ser montada em qualquer ambiente
Suportes de tamanhos moduláveis
Dispositivo obtido por impressão 3D mede o ângulo de contato de gotas com facilidade, precisão e autonomia
Pesquisadores da Unicamp e da UFSCar criaram um dispositivo modular e portátil para medição de ângulo de contato a fim de determinar a caracterização de superfícies em termos de hidrofobicidade e hidrofilicidade. O objetivo da invenção é proporcionar maior autonomia laboratorial aos cientistas, satisfazendo características como versatilidade, mobilidade, precisão, facilidade de montagem e operação de baixo custo.
Ângulo de contato é o ângulo formado quando a gota de um líquido é depositada sobre uma superfície sólida e plana, indicando, dessa forma, a “molhabilidade” de uma superfície. Geralmente essas medidas são realizadas por equipamentos como o goniômetro, que podem apresentar custo elevado e que necessitam de um técnico treinado para a sua operação.
A tecnologia de impressão 3D, por outro lado, tem emergido como uma ferramenta vantajosa por permitir a produção, de forma rápida e barata, de peças de diferentes formatos e dimensões, para aplicação nas mais diversas áreas. Esse é o caso da presente invenção, que consiste em um dispositivo impresso pela técnica de impressão 3D chamada modelagem de deposição por fusão (FDM), caracterizada por ser acessível, de baixo custo e fácil manuseio.
A tecnologia, impressa em 3D com polímero termoplástico, é leve e fácil de transportar, além de ser composta por três partes: uma plataforma de análise para o posicionamento das amostras; um suporte para a micropipeta, utilizado para a adição de solução na superfície para análise; e um suporte para o smartphone que irá obter as imagens. Sendo assim, ela pode ser construída com simplicidade e de forma praticamente intuitiva em qualquer tipo de ambiente, como um laboratório de química, uma planta de fábrica ou até mesmo uma plataforma “offshore”.
O dispositivo ainda permite a modulação do tamanho dos suportes, possibilitando que o sistema seja adaptado para prender aparatos utilizados para depositar qualquer tipo de gota, bem como facilitar a substituição de partes danificadas sem a necessidade de imprimir todo o equipamento novamente. Ademais, o suporte para smartphone pode ser ajustável para aparelhos pequenos ou grandes e a aquisição da imagem é feita com um método mais simples, sem a necessidade de espelhamento da imagem.
INVENTORES
Juliano Alves Bonacin
• Graduado em Química pela Universidade Estadual de Maringá -UEM (2002)
• Doutorado (2007) e o pós-doutorado (2009) em Química Inorgânica na Universidade de São Paulo – USP
• Professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Vinicius Aparecido Oliani Pedro da Silva
Universidade Federal de São Carlos
Vinicius Augusto Peixoto Tartare
Universidade Federal de São Carlos
Cristiane Kalinke
Instituto de Química (Unicamp)
Paulo Roberto de Oliveira
Universidade Federal de São Carlos
Daniel Cardoso de Souza
Universidade Federal de São Carlos
Bruno Campos Janegitz
Universidade Federal de São Carlos