Casador de Impedâncias
Tecnologia desenvolvida na Unicamp permite o casamento de impedância de duas bandas com o uso de menos componentes
Pesquisadores da Faculdade de Tecnologia da Unicamp criaram um dispositivo para o casamento de impedâncias de duas bandas utilizando apenas stubs. A invenção é direcionada ao acoplamento de impedâncias entre circuitos eletrônicos e de telecomunicações, com o objetivo de proporcionar máxima transferência de potência mantendo as mesmas características do casamento de impedância conhecido da técnica.
Como essas tecnologias envolvem circuitos relativamente complexos que precisam ser instalados em série com o sistema, a invenção proposta visa solucionar o problema com uma quantidade menor de componentes que podem ser facilmente acoplados a um sistema já existente. Dessa forma, ele resulta em um dispositivo de operação simples, custo reduzido e fácil instalação e que pode ser aplicado em qualquer frequência desejada, principalmente nas faixas de frequências de micro-ondas, desde a banda L até as ondas milimétricas.
O dispositivo desenvolvido incorpora estruturas periódicas que geram bandas eletromagnéticas proibidas. Estas são definidas de forma a permitir que cada stub atue em sua correspondente banda de frequências e a isolá-los da estrutura responsável pelo guiamento de onda eletromagnética na banda de frequências em que não atuam.
A introdução de dobras no comprimento da estrutura periódica reduz o espaço ocupado pelos stubs com essas estruturas, quando aplicado em frequências menores. Tal solução preserva a eficiência dos stubs, o que é benéfico, pois o comprimento da estrutura periódica pode se tornar grande em relação aos demais equipamentos do sistema.
Vale ressaltar que o uso de dobras não está restrito às faixas de frequência menores, como S e C, podendo ser adotado em qualquer frequência desejada. Além disso, embora a invenção tenha sido descrita com a utilização de pelo menos dois stubs para sistemas de banda dupla, é possível aplicar os mesmos princípios em sistemas com qualquer número de bandas de operação.