Possibilita a movimentação tridimensional dos eletrodos e uma melhor fixação destes sensores
Parceria de desenvolvimento
Invenção desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Química melhora a performance e o movimento de eletrodos em células eletroquímicas
Pesquisadores do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp) desenvolveram um dispositivo que melhora o posicionamento e fixação de eletrodos em células eletroquímicas, expandindo as informações obtidas através de processos eletroquímicos.
A invenção permite que os eletrodos se movam em diferentes direções e possam ser ajustados com precisão durante a análise.
Quando análises eletroquímicas são realizadas, um gradiente de concentração de substâncias é gerado próximo da superfície do eletrodo. Por exemplo, se houver uma maior concentração de uma substância próxima do eletrodo e uma menor concentração nas bordas, podemos dizer que haverá um gradiente de concentração na direção do eletrodo para as bordas.
Assim, é importante posicionar sensores em diferentes distâncias ao longo da superfície do eletrodo para medir a variação da concentração da substância em diferentes pontos, obtendo dessa maneira um perfil da concentração próxima do eletrodo. Se apenas uma única posição do sensor fosse usada, seria possível detectar a presença da substância, mas não seria possível determinar a magnitude da variação da concentração ao longo do eletrodo.
A ideia é usar o dispositivo como uma ferramenta para facilitar a análise de produtos gerados em eletrodos, obtendo mais informações sobre processos experimentais.
Aplicações
Dispositivo que permite a movimentação livre e precisa para posicionamento de eletrodos o qual possui um sistema de movimentação 3D que permite ao usuário modificar a posição do eletrodo a uma distância precisa, e mantê-la fixa durante o tempo de análise necessário. A área de aplicação é a de eletroanalítica.
Problema Solucionado
O dispositivo apresentado conta com um sistema relativamente simples de movimentação 3D que permite ao usuário modificar a posição do eletrodo a uma distância precisa, e mantê-la fixa durante o tempo de análise necessário, o que o torna particularmente funcional. Além disso, usa um macro eletrodo para maximizar a corrente e reduzir a diferença de corrente observada em diferentes pontos do eletrodo, coletando um único “pixel” que não depende da irregularidade da superfície analisada.
Vantagens
Possibilita a movimentação tridimensional dos eletrodos e uma melhor fixação destes sensores
Proporciona melhores análises eletroquímicas
Corrige distorções micrométricas causadas por reações químicas junto aos eletrodos
INVENTORES
André Luiz Barboza Formiga
Instituto de Química
1809_micrometrico
Dispositivo para posicionamento e ajuste micrométrico de eletrodos em células eletroquímicas
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas