O método dispensa o uso de líquidos com elementos químicos agressivos ao ambiente
Parceria de desenvolvimento
Os materiais lignocelulósicos possuem lignina e celulose (e hemicelulose) em sua composição química e essas fibras vegetais são comumente denominadas biomassa lignocelulósica. Essa biomassa é considerada uma fonte de energia potencial para o futuro, por ser uma fonte sustentável e favorável ao ambiente. Mas ela exige uma etapa de pré-tratamento dos seus componentes para o seu aproveitamento que, muitas vezes, demanda o uso de elementos químicos, agressivos e caros, além de uma elevada demanda de energia.
Para aprimorar o pré-tratamento da biomassa lignocelulósica (especialmente da cana-de-açúcar), pesquisadores da Unicamp desenvolveram um novo método de recuperação dos líquidos iônicos obtidos nessa fase de pré-tratamento. Graças a essa recuperação, os líquidos iônicos convertem-se em uma alternativa ao uso do ácido sulfúrico comumente usado nesse processo, e que não permite a recuperação da lignina.
Por isso, a recuperação dos líquidos iônicos aumenta a eficiência do processo, diminui o impacto ambiental (pois dispensa o uso de outros produtos químicos agressivos ao ambiente), e contribui para reduzir os seus custos. Com esse desenvolvimento, o pré-tratamento da biomassa da cana-de-açúcar pode tornar-se ambientalmente mais amigável, mais eficiente e econômico, favorecendo o aproveitamento em maior escala dessa fonte sustentável de energia.
Aplicações
O método pode ser aplicado no tratamento da biomassa de cana-de-açúcar que será usada como fonte de energia.
Problema Solucionado
O novo método dispensa o uso de elementos agressivos ao ambiente no processo de pré-tratamento da biomassa, além de ser mais eficiente e mais econômico.
Vantagens
O método dispensa o uso de líquidos com elementos químicos agressivos ao ambiente
A purificação e a reutilização de líquidos iônicos tornam o processo mais econômico
A eficiência do pré-tratamento da biomassa é aumentada
INVENTORES
Marcus Bruno Soares Forte
Faculdade de Eng. de Alimentos
1862_lignocelulosica
Processo contínuo de recuperação de líquidos iônicos próticos a partir de licor do pré-tratamento de biomassa lignocelulósica
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas