Parceria de desenvolvimento
Atualmente, a maioria dos compostos de aroma usados em produtos alimentícios e de cosméticos é de origem sintética, derivada de fontes não-renováveis. A indústria também enfrenta desafios em seus processos de fabricação, que comumente envolvem várias etapas de extração e de purificação, comprometendo a sua viabilidade econômica.
Com o objetivo de sanar estes desafios, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um processo para a fabricação de um óleo biotransformado, chamado de “bioaroma”, a partir de fonte natural, proveniente de óleo vegetal, para uso em alimentos e cosméticos.
A invenção não requer o uso de solventes orgânicos nocivos ao meio ambiente, nem de processos adicionais de recuperação e purificação, trazendo uma inovação sustentável para os setores.
Aplicações
Pode ser aplicado em indústrias cosméticas e de alimentos
Problema Solucionado
O processo para a fabricação do bioaroma resolve um problema de estado da técnica atualmente existente, já que é feito por meio de fonte natural. Também elimina processos de extração e purificação comuns na produção de aromas.
Vantagens
Substitui aromas sintéticos
Elimina etapas de extração e purificação e possibilita produção em larga escala
Vasta aplicabilidade, de indústria alimentícia à cosmética
INVENTORES
Juliano Lemos Bicas
Faculdade de Eng. de Alimentos
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
1948_BIOAROMA
Processo para a fabricação de um óleo biotransformado, óleo biotransformado, seu uso e composições cosmética e alimentícia que o compreendem
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas