Parceria de desenvolvimento
Entre os esforços para se reduzir os danos ao ambiente causados pelo descarte de embalagens de alimentos, o desenvolvimento de embalagens ativas compostáveis desponta como uma alternativa conveniente pelas várias vantagens que elas oferecem: não são agressivas ao ambiente, preservam a qualidade dos alimentos por mais tempo e dispensam o uso de conservantes químicos em sua composição.
Nesse sentido, para aprimorar o processo produtivo desse tipo de embalagem sustentável, uma pesquisa conduzida na Unicamp resultou no desenvolvimento de um filme à base de PLA/PBAT aditivado com polilimoneno, apropriado para uso como embalagem compostável bioativa para a conservação de alimentos, bem como de um novo processo para a sua produção.
O principal aditivo desse filme é de fonte renovável, o que favorece o seu aspecto sustentável e o seu uso como embalagem compostável para alimentos minimamente processados. O PLA é um polímero biodegradável produzido a partir de amido de milho ou cana-de-açúcar; o PBAT é um polímero biodegradável derivado de recursos fósseis; e o polilimoneno, empregado como aditivo, é um polímero encontrado na casca de cítricos como limão e laranja.
Aplicações
O filme pode ser empregado como embalagem compostável bioativa para embalar e conservar alimentos minimamente processados.
Problema Solucionado
O filme desenvolvido tem potencial para substituir as embalagens de alimentos produzidas com componentes danosos ao ambiente.
Vantagens
Melhor conservação e preservação de alimentos
Solução sustentável e não agressiva ao ambiente
Redução do desperdício de alimentos
INVENTORES
Roniérik Pioli Vieira
Faculdade de Eng. Química
Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
1965_BLOQUEADOR
Processo para produção de filmes aditivados e filme aditivado assim obtido
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas