A indústria de maquinário enfrenta desafios relacionados ao conjunto rosca-camisa em prensas tipo expeller (usada geralmente para a prensagem de oleaginosas) e em máquinas injetoras e extrusoras. Este conjunto engloba uma “rosca”, que é como um parafuso, e uma “camisa”, que é como uma cobertura ao redor desse parafuso. Os diâmetros das peças convencionais possuem características que fazem com que a vida útil do conjunto seja limitada. É comum, portanto, que a peça demande substituição ou manutenção frequentes, gerando custos adicionais, mão de obra especializada e diminuição na eficiência de produção.
Com o intuito de solucionar estes desafios, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um conjunto rosca-camisa com características inovadoras – que envolvem alterações específicas em seus diâmetros –, oferecendo flexibilidade para as máquinas, já que torna a distância entre rosca e camisa um parâmetro ajustável.
Com isso, o conjunto desenvolvido tem vida útil prolongada, reduzindo, consequentemente, a necessidade de substituição ou de reforma. Surge, neste cenário, um novo caminho para a otimização de processos na indústria maquinária.