Parceria de desenvolvimento
A camada externa do dente, conhecida como esmalte dental, pode apresentar manchas de diversas colorações que afetam a sua estética e causam desconforto aos pacientes. Esses defeitos podem ser manchas brancas opacas, manchas escuras, entre outros tipos de descolorações. Tradicionalmente, as soluções para esta recuperação consistiam no desgaste do dente e na confecção de uma restauração de resina composta ou de facetas laminadas ou coroas. Mas elas têm a desvantagem de o desgaste afetar a estrutura do dente e aumentar a sua sensibilidade.
Para contornar esse problema, uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp desenvolveu uma composição odontológica para a remoção de esmalte dental por meio de microabrasão, uma técnica simples e de baixo custo. Com este método, a composição é capaz de remover pequenas quantidades do esmalte dental mineralizado responsável pelas manchas sem desgastar a estrutura do dente.
Aplicações
A invenção tem aplicação da odontologia, especificamente em tratamentos de remoção de manchas presentes no esmalte do dente.
Problema Solucionado
Os métodos mais comuns de remoção de manchas no esmalte dental podem afetar a estrutura do dente e aumentar a sua sensibilidade.
Vantagens
Método eficaz para a remoção de manchas no esmalte do dente
Não afeta a estrutura do dente e nem aumenta sua sensibilidade
Sua aplicação é simples e seu custo é reduzido
INVENTORES
José Roberto Lovadino
Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Faculdade de Odontologia de Piracicaba
521_microabrasivo
Composição odontológica para microabrasão e seu uso
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas