Parceria de desenvolvimento
O alinhamento da suspensão veicular é importante para garantir a segurança e a eficiência dos veículos. Os métodos tradicionais de medição de ângulos das rodas muitas vezes requerem marcações físicas através de grampos ou garras de alumínio presos à roda (e ou pneu) do veículo. Uma abordagem mais recente, relacionada à visão computacional, envolve a fixação de padrões de imagem nos grampos, que são capturados por câmeras a certa distância.
A técnica desenvolvida na Unicamp apresenta um novo dispositivo e um novo método para a medição de ângulos, que utiliza imagens e visão computacional, para conferir o alinhamento da suspensão, sem a necessidade desses grampos ou garras. Com isso, elimina-se o contato direto do operador com o veículo. Isso resulta em um sistema mais limpo, com redução do uso de matéria-prima (como aço ou alumínio), menor intrusão, ganho de tempo de medição, precisão aprimorada e maior facilidade de uso nas medidas.
Aplicações
A invenção tem uma ampla gama de aplicações, apresentando vantagens tanto em centros de manutenção e comércios quanto na indústria de montagem automotiva.
Problema Solucionado
A tecnologia elimina a necessidade de marcações físicas no alinhamento de suspensão veiculár, utilizando visão computacional com imagens capturadas por cameras e postes ópticos para medir os ângulos da roda com eficiência, tornando o processo mais rápido e preciso.
Vantagens
Menor tempo de medição
Menor contato manual
Maior precisão de medida
INVENTORES
Paulo Roberto Gardel Kurka
Faculdade de Eng. Mecânica
543_suspensao
DISPOSITIVO, MÉTODO E USO PARA CONFERÊNCIA DE ALINHAMENTO DE SUSPENSÃO VEICULAR
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas