Parceria de desenvolvimento
No intuito de avaliar potenciais contaminantes no ambiente, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um método de análise de germinação, utilizando sementes como indicadores biológicos, através da emissão ultra-fraca de luz.
A análise de germinação vai além da avaliação da qualidade das sementes. Quando expostas a amostras de mananciais, efluentes ou solos, sua resposta pode indicar a presença de condições adversas ou substâncias nocivas no ambiente.
O método desenvolvido, baseado em um sistema de contagem de fótons, permite avaliar o desempenho de diferentes tipos de sementes de forma rápida e eficaz, proporcionando inovações para otimizar o cultivo. Além disso, apresenta vantagens em relação ao método tradicional de análise manual dos brotos, incluindo um tempo mais curto para a conclusão da análise, simplicidade operacional e possibilidade de automatização do processo.
A invenção avalia o impacto de agentes estressores químicos de maneira eficiente, eliminando a necessidade de medições complexas de parâmetros de germinação.
Aplicações
A invenção pode ser aplicada em diferentes tipos de sementes, possibilitando a análise de germinação em soluções específicas, amostras de mananciais, efluentes ou solos.
Problema Solucionado
A tecnologia resolve desafios na análise tradicional de germinação, oferecendo uma abordagem potencialmente automática, minimizando a intervenção humana e reduzindo o tempo de análise.
Vantagens
Avaliação rápida e eficaz do desempenho da germinação
Simplicidade operacional
Possibilidade de automatização do processo
INVENTORES
Cristiano de Mello Gallep
Faculdade de Eng. Elétrica e de Computação
Faculdade de Eng. Elétrica e de Computação
599_germinacao
Método para análise de vigor de germinação de sementes
DEPOSITADO
ODS - ONU 2030
Sugestões de Tecnologias Relacionadas