Processo atóxico de síntese de poliéster reticulado a partir da reação de cura de óleos vegetais epoxidados, produz biopolímero próprio para uso médico
A presente invenção se refere a um processo de síntese de poliéster reticulado a partir da reação de cura de óleos vegetais epoxidados atóxicos, poliéster reticulado obtidos do processo e uso destes. A fim de obter como resultado um biopolímero com histórico atóxico, foram empregados comonômeros e agentes de cura não tóxicos em sua síntese. Esta resina epoxídica com histórico livre de agentes tóxicos foi curada posteriormente na presença de ácido cítrico, o qual foi escolhido como agente de cura devido a sua natureza não tóxica. A reação de cura do óleo de mamona epoxidado e o ácido cítrico permitiu obter um poliéster reticulado a partir de um processo livre de catalisadores e/ou iniciadores e comonômeros tóxicos.
A aplicação mais comum deste tipo de poliéster reticulado na área médica, particularmente, em sistemas de liberação controlada de drogas e scaffolds para Engenharia de Tecidos.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO:
Material atóxico devido ao processo livre de solventes e catalisadores tóxicos
Potencial de aplicação como biomaterial
Uso em sistemas de liberação controlada de drogas e scaffolds
Utilização de óleos vegetais, fontes naturais renováveis