Ferramenta avalia ingestão de FODMAPs
Plataforma online permite avaliar a ingestão dos alimentos FODMAPs, otimizando o trabalho dos profissionais de nutrição
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio funcional caracterizado por desconforto e dor abdominal frequentes, e que pode causar alterações nos hábitos intestinais do paciente. Em geral, as estratégias para diminuição desses sintomas incluem a restrição de alguns carboidratos que não são absorvidos pelo trato digestivo humano, do grupo dos Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis – os FODMAPS.
Pensando nisso, pesquisadores da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp criaram uma ferramenta dietética digital para avaliar a ingestão alimentar dos FODMAPs por pessoas diagnosticadas com SII. Destinado a nutricionistas, pesquisadores e pacientes, o Foodmap Project, como é chamado, se caracteriza pela aplicação de um Questionário de Frequência Alimentar (QFA) em uma plataforma online, permitindo otimizar o tempo e o trabalho dos profissionais de nutrição.
Com o apoio de imagens das porções alimentares inseridas na plataforma, os profissionais poderão aperfeiçoar o processo de avaliação nutricional e o aconselhamento dietético dos pacientes. Para tanto, o paciente deverá responder, por meio da plataforma, a um QFA com 54 perguntas e o nutricionista, após autenticado, receberá a permissão para criar e enviar questionários ou desenvolver pesquisas para coletar dados de um grupo de indivíduos.
A plataforma também inclui uma página com os relatórios e análises automáticas dos dados fornecidos pelos pacientes e o profissional ainda terá acesso a uma página de perfil onde poderá associar pacientes a sua conta e interagir com eles. Dessa forma, será possível avaliar os gráficos de questionários respondidos ou enviar novos questionários por e-mail.
O Foodmap Project é uma ferramenta inovadora tanto na pesquisa quanto na prática clínica e se encontra hospedado em um servidor gratuito, dependendo apenas de conexão de internet para ser acessado. Essa escolha se deve ao fato de que os websites podem ser atualizados com rapidez e eficiência, funcionando em diversos aparelhos como computadores, tablets e celulares. Além disso, conceitos modernos tornam a ferramenta mais robusta e escalável, o que, no futuro, poderá resultar em um aplicativo sem grande retrabalho.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO
Inovadora na pesquisa e na prática clínica
Otimiza tempo e trabalho dos profissionais de nutrição
Ferramenta gratuita, que exige apenas conexão com a internet
DETALHES
TÍTULO: Avaliação da ingestão de FODMAPs
STATUS: INFORMAÇÃO NÃO DISPONÍVEL
CÓDIGO: PC191-FODMAPS