A tecnologia inova em relação aos mecanismos atuais, pois permite alterar a taxa de compressão e capacidade volumétrica de forma independente
Atualmente a taxa média de compressão gira em torno de 12 :1 para um motor movido a álcool e de 9:1 para motores movidos a gasolina. Para motores flex é utilizada uma média entre os dois, ficando entre 10:1 a 11:1, ou seja, abaixo da compressão ideal para o álcool e acima do padrão para a gasolina. Além disso, a capacidade volumétrica, ou cilindrada, de um motor tem impacto direto no consumo e na potência do veículo.
A grande vantagem da invenção é combinar uma compressão ideal para cada tipo de combustível com a capacidade de alterar a cilindrada do veículo. Isso permite aumentar a potência em situações extremas como ladeiras, retomadas, ultrapassagens, ou então diminuí-la quando se desejar manter um menor consumo de combustível. Controlados de forma independente e individual para cada cilindro do motor, estes dois elementos possibilitam que os pares pistão/cilindro trabalhem no ponto ideal de operação, visto que possuem desgastes e calibrações diferentes entre si .
Pode ser usado em automóveis, em especial os modelos multi combustível [FLEX], pois cada combustível e condição de operação necessita de uma taxa de compressão específica. Além disso, permite combinar outras tecnologias para melhorar a eficiência e desempenho de um motor a combustão interna, como comando de válvulas variáveis, superalimentação e injeção direta de combustível.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO:
Melhor aproveitamento de cada tipo de combustível
Maior potência mantendo a eficiência térmica e desempenho do motor
Permite o controle individual de cada cilindro
Uma solução para melhorar o desempenho dos motores FLEX em automóveis
Permite combinar potência e consumo ideais para cada situação