Sistema desenvolvido na Unicamp controla e monitora semáforos por rede sem fio
Tecnologia visa resolver problemas de congestionamento em grandes centros urbanos
Pesquisadores da Unicamp criaram um sistema de controle e monitoramento de semáforos que realiza todas as rotinas de inicialização, configuração, segurança e controle para sistemas semafóricos sem fio. A tecnologia tem o objetivo de resolver problemas de congestionamento causados pelo aumento populacional e da frota de veículos em grandes centros urbanos, por meio da aplicação do conceito de cidades inteligentes.
Para tanto, o programa é capaz de realizar uma rotina de inicialização de um semáforo mediante a troca de mensagens entre o equipamento e a central de gestão. Isso é feito utilizando a infraestrutura M4Iot / N4IoT da XMesh, uma rede de comunicação sem fio que utiliza a topologia de malha, na qual o sinal é distribuído automaticamente da primeira unidade para as demais, sem que ocorra perda de dados ou velocidade.
Com seu uso, o semáforo pode ser configurado de acordo com diversos parâmetros estabelecidos pelo usuário, como os tempos de duração de cada cor, sincronização com outros semáforos (onda verde) e tipo de interseção em que ele se encontra (mestre ou escravo). Além disso, ele é capaz de ler o estado de cada lâmpada do semáforo e realizar verificações de segurança constantemente entre os semáforos de cada interseção da rede, reportando possíveis falhas para a central.