Abordagem sobre diferentes tipos de organismos (diabéticos, obesos e atletas)
Parceria de desenvolvimento
A Fisiologia Humana é considerada um tema de difícil entendimento, embora essencial para a educação em saúde e conscientização sobre hábitos de vida e comorbidades. Além disso, com a transformação sociocultural promovida pelas novas tecnologias, são necessários esforços transformadores da educação, de modo a incluir as tecnologias no contexto de sala de aula. Assim, os simuladores ganham grande relevância neste nicho.
Neste contexto, pesquisadores da Unicamp desenvolveram o aplicativo MeGli, com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem nesta área. A tecnologia foi desenvolvida para sistema de Android e iOS, oferecendo um material didático digital, que representa uma simulação do organismo, com ênfase no controle da glicemia.
A invenção traz diferentes tipos de organismos humanos e perfis variados (diabéticos, obesos e atletas) e as imagens mostram nutrientes, órgãos e hormônios envolvidos em diferentes processos fisiológicos – como alimentação, jejum e jejum prolongado. O aplicativo possibilita interação com o usuário e criação de cenários diversos, com textos informativos, além de testar variações de alimentos e eventos.
Aplicações
A invenção tem aplicações em ambientes escolares e residenciais, já que é voltada para estudantes do ensino médio e superior, bem como para o público em geral interessado em aprender mais sobre o tema
Problema Solucionado
A tecnologia auxilia no ensino da fisiologia humana – um tema considerado de difícil entendimento – especificamente no controle de glicemia e divulgação cientifica sobre comorbidades, como a obesidade e a diabetes
Vantagens
Abordagem sobre diferentes tipos de organismos (diabéticos, obesos e atletas)
Possibilidade de interação com cenários diversos, com textos informativos
Simulações com variações de alimentos e medicamentos
INVENTORES
Everardo Magalhães Carneiro
Instituto de Biologia
PC269_MeGLI
MeGli – Metabolismo Glicêmico
DEPOSITADA