Método de embelezamento facial em vídeos
A atratividade pessoal é considerada como um diferencial facilitador para a obtenção de melhores oportunidades. Campanhas publicitárias exploram essa realidade utilizando modelos atrativos para a divulgação de produtos. Uma das motivações para a utilização de modelos atrativos é a observação que pessoas atrativas despertam mais interesse e prendem mais atenção do expectador. Assim, é comum vermos em programas de televisão modelos, atores e apresentadores com um grau de atratividade considerado alto para um padrão de beleza previamente estabelecido a uma certa cultura ou público alvo.
Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um novo método de melhoria da atratividade facial em vídeos preservando as características do ambiente. O método utiliza uma base de dados formada por uma pluralidade de imagens de modelos reais representando diferentes padrões de beleza. Em seguida, compara os traços faciais do indivíduo presente no vídeo com os traços faciais dos modelos do banco de dados, identifica o modelo e padrão de beleza que mais se assemelha com o indivíduo do vídeo e modifica a aparência do indivíduo presente no vídeo baseado na aparência do modelo e padrão de beleza.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO:
Detecção automática da face
Identificação de um modelo com maior similaridade
Aprimoramento da técnica de deformação e tratamento de texturas